5 vantagens de ter um cardápio elaborado!

logo_siteCom nossa vida agitada e a correria do dia-a-dia, a maioria das pessoas esquecem a programação das refeições. O problema é que a falta deste planejamento tem muito mais efeitos do que você imagina. Na correria os lanches rápidos e fast foods tornam-se hábitos e as escolhas inadequadas podem trazer desde quilos a mais até problemas de saúde, devido a carência de uma dieta balanceada. O planejamento vai além da simples preparação ou seleção dos alimentos no momento da refeição. Organizar a alimentação colabora para que alimentos saudáveis sejam prioridades no momento da compra, ainda no supermercado.

Abaixo, confira cinco razões para você optar por uma cardápio nutricionalmente balanceado:

 1. Praticidade: organização, simplifica a rotina. Dessa maneira, ter um cardápio pré-determinado faz suas dúvidas desaparecerem. O que preparar, o que comer e outras perguntas podem ser respondidas antecipadamente, otimizando o tempo sem comprometer a alimentação.

2. Compras certas: saber quais serão as refeições durante a semana ajuda a elaborar a lista de compras, com os alimentos e produtos adequados para uma boa alimentação. A lista em mãos afasta o risco de comprar alimentos altamente calóricos e com baixa qualidade nutricional, além de cuidar também da saúde do seu bolso.

3. Peso adequado: manter uma alimentação baseada em cardápios é extremamente importante para o controle de peso, pois assim você poderá comer de tudo sem medo. Também é muito eficiente para evitar a obesidade infantil.

4. Cardápio correto: Um dos maiores erros é acreditar que a quantidade de calorias é o que define uma boa alimentação. No entanto o balanceamento nutricional é o que realmente interessa, a quantidade ideal de calorias é apenas uma consequência de um cardápio bem elaborado.

5. Rotina saudável: determinar as refeições e os horários em que elas devem ocorrer faz parte de uma alimentação saudável. Esse tipo de atitude incentiva desde a primeira infância, os bons hábitos alimentares. Se você quiser desenvolver hábitos saudáveis, alimente-se de 3 em 3 horas, consumindo pequenas quantidades, assim seu metabolismo se manterá em funcionamento elevado não acumulando calorias. Quando você faz poucas refeições diárias ingerindo grande quantidade de alimentos ou fazendo jejuns prolongados seu corpo acredita que está em um período de restrição alimentar e acumula calorias para emergência.

Não esqueça, ter os cardápios sempre em mãos e disciplina para segui-los, são os segredos do sucesso da alimentação saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>