Alimentos Muito Saudáveis

Você sabe quais alimentos são as melhores opções para prevenir e tratar doenças cardíacas e câncer? Veja alguns dos alimentos que devem fazer parte da sua alimentação diária:

figo

 

FIGO

Fruta rica em cálcio que ajuda a evitar a perda de massa óssea associada ao envelhecimento. Também é rico em fibras, que podem reduzir o risco de câncer de cólon, mama e próstata.

Como consumir: Misture os figos secos com nozes e castanhas OU consuma o figo fresco in natura ou em salada de frutas.

 

 

BETERRABA

beterraba

Este legume é fonte de ácido nítrico, que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, ajudando a regularizar a pressão arterial, reduzindo, assim, o risco de derrames e doenças cardíacas; além de aumentar a oxigenação do sangue em áreas do cérebro que estão associadas à degeneração e à demência.

O suco de beterraba aumenta a resistência física permitindo que o atleta se exercite por mais de 16% do tempo, segundo estudo realizado pela Universidade de Exeter, na Grã Bretanha. O suco de beterraba no pré-treino ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, aumentando o esforço necessário para que  as pessoas cheguem a exaustão, principalmente em exercícios de resistência.

Como consumir: em saladas (cruas e raladas ou cozidas) OU faça suco de beterraba com outros legumes ou frutas (lembrando que nos sucos não existem fibras).

 

 

KIWI

kiwi

É fonte de luteína e zeaxantina, poderosos antioxidantes que tem ação sobre a saúde dos olhos, também é fonte de vitamina C e E, fibras e flavonóides, que protegem nossas células do dano oxidativo.

Como consumir: in natura, na salada junto com legumes e verduras OU na salada de frutas.

 

 

 

 

BRÓCOLIS

brócolis

Possui vários fitoquímicos dentre eles o sulforafano, que tem propriedades antioxidantes e é capaz de estimular enzimas  desintoxicantes. É um grande agente preventivo contra o câncer. Também é fonte de beta caroteno e  vitamina C.

Como consumir: Em saladas, cozidos ou grelhados ou no vapor. Em suflês, tortas, sopas, refogados e bolos. ATENÇÃO: Quando cozidos em excesso os brócolis perdem grande parte de seus nutrientes. O ideal é cozinhá-lo no vapor ou em panela com pouca água e por pouco tempo, ele deve ficar “al dente“.

 

PIMENTAS

 

pimentas

A capsaicina presente nas pimentas é uma substância química anti-inflamatória e antioxidante. Ajuda a a aliviar dores de cabeça e a reduzir a TPM (pois tem propriedades similares ao estrogênio). A capsaicina também promove elevação do metabolismo em aprox. 3%, aumentado a queima de gordura.

http://www.dreamstime.com/-image26810369Como consumir: A pimenta, quando utilizada em quantidades moderadas, tende a realçar o sabor dos alimentos e dos temperos. Polvilhe um pouco no peixe ou na carne antes de prepará-los. Experimente frutas polvilhadas com pimenta do reino ou pimenta preta. Também misture com outros temperos, ela combina com todos os tipos de alimentos. Isso vale para qualquer tipo de pimenta. Mas, lembre-se de usá-la com moderação, pois algumas espécies são picantes! A pimenta cambuci e pimenta biquinho não são ardidas e podem ser consumidas cruas em saladas!

 

 

CRANBERRYcranberry

Rica em antocianidinas, flavonóides e proantocinas que impedem que o LDL se oxidem e formem as placas de ateroma (gordura nos vasos sanguíneos). Além de contribuir muito no tratamento das infecções do trato urinário.

cranberry_desidratado

 

Como consumir: 2 colheres de sobremesa da fruta desidratada, por dia. Pode ser misturada a bolos ou polvilhada em saladas ou saladas de frutas. Ou em forma de suco.

 

 

 

 

SALSÃO

salsão

O salsão ou aipo é rico em vitaminas K e C, em magnésio e em fibras. A Universidade de Missouri, nos EUA, divulgou um estudo que mostra que o salsão pode ajudar a proteger contra o câncer, da seguinte maneira: quando o tumor está em desenvolvimento, uma rede de vasos sanguíneos forma-se ao seu redor para alimentá-lo. A apigenina, presente no salsão, bloqueia a formação deles, atrapalhando na formação do tumor.

Outro composto do salsão, a luteolina, também traz benefícios para a saúde, como comprovou outro estudo, realizada pela Universidade de Illinois, nos EUA. Essa substância reduz a inflamação que  aparece com o tempo no cérebro dos idosos e que leva a déficits de memória, problemas de sono e perda de apetite; ou seja, melhora o funcionamento cerebral.

salsão_sucoComo consumir: O uso mais conhecido é do talo, que pode ser consumido ralado ou cortado compondo receitas de saladas, salpicão, quiches, sopas. Pode ser usado também em assados com peixe, frango ou carnes. As folhas podem ser aproveitadas como temperos de saladas, molhos, caldos e sopas (pode ser misturado com o cheiro verde). Que tal experimentar suco de aipo com limão e couve!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>