Para cada tipo de macarrão, um tipo de molho!

Quando o assunto é massa, os italianos são super rigorosos.  Você sabia que cortar o macarrão ou servi-lo cozido demais é o maior pecado? Mas o que a maioria das pessoas não sabem é que existem regras para misturar os molhos com massa, e isso, faz toda a diferença!  Cada tipo de massa foi criado para ser usado com determinado tipo de molho, o que vai resultar num prato muito mais equilibrado e saboroso.

Para facilitar nossa vida, devemos saber que as massas são divididas em 3 grupos: SECASFRESCAS e RECHEADAS.

                                                                    MASSAS SECAS CURTAS

massas curtas massas curtas1

MASSAS SECAS LONGAS

massas longas

As massas secas normalmente são industrializadas e não tem sabor muito definido, mas absorvem bastante o tempero. Elas se harmonizam perfeitamente com molhos de tomates, azeite, alho, ervas, frutos do mar e tudo o que dê personalidade a elas.

Dentro da subdivisão das massas secas, as massas curtas casam melhor com molhos mais rústicos, já que elas são cheias de curvas e buracos capazes de capturar os pedaços e o suco do tempero. Elas também são as mais indicadas para saladas. Já as massas longas,  pedem molhos à base de alho, azeite e tomate. E saiba que, quanto mais fina, melhor ela absorve os condimentos.

                                                                MASSAS FRESCAS

massa-fresca

As massas frescas são feitas com ovos e consequentemente são mais delicadas, por isso harmonizam-se melhor com molhos suaves, alguns legumes (como a abobrinha e a berinjela) ou simplesmente uma boa manteiga.

                                                              MASSAS RECHEADAS

massas recheadas

Já as massas recheadas ficam deliciosas quando são preparadas no forno (gratinadas), cobertas com molho ao sugo, bolonhesa ou outro a base de queijo. Uma dica: molho branco no fundo do refratário, a massa recheada no meio e o molho de tomate finalizando o prato. Hummm… uma delícia!

E não esqueçam que macarrão combina com queijo ralado, principalmente com os molhos vermelhos. Com molhos a base de queijo, use-o com moderação, pois você pode estragar a combinação.

 

Dicas em A Cozinha da Cacau

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>