Atum e seus benefícios

atumO atum é uma espécie migrante que pode ser encontrado nas mais diversas águas do mundo: do Mediterrâneo ao Mar Negro, do Atlântico ao Pacífico, passando pelo Oceano Índico.

Além de saboroso, o atum também é muito saudável e extremamente nutritivo.  Um dos mais ricos em ácidos graxos, principalmente em ômega 3 (a famosa gordura do bem).  É rico também em Vitamina A, complexo B, vitamina D e E, selênio, fósforo, magnésio e potássio, além de ser uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico (140g de atum podem suprir 1/3 da dose diária recomendada de proteínas).

166-crianca_tambem_pode_comer_peixeQuer saber quais os benefícios do atum para nossa saúde? Isso vale também para a saúde dos pequenos! Olha só que maravilha que ele faz em nosso organismo, principalmente se for consumido rotineiramente:

1. Ótimo para nosso coração

  • O ômega 3 é muito benéfico para nosso sistema cardiovascular, ajudando nosso ritmo cardíaco a ficar regular, ou seja, previne a arritmia cardíaca;
  • Aumenta o HDL (colesterol bom), diminuindo o HDL (colesterol ruim);
  • Diminui a taxa de triglicerídeos;
  • Diminui a inflamação, impedindo coágulos de gordura em nosso sistema cardiovascular;
  • Previne a aterosclerose, graças à grande quantidade de vitamina B6 presente no atum;

2. Ajuda na prevenção do câncer

  • Estudos sugerem atum contra o câncer nos ovários, pâncreas, e todas as partes do aparelho digestivo, incluindo a boca, faringe, esôfago, estômago e cólon.
  • Comer peixes ricos em ômega-3, como o atum, pode ajudar a proteger contra o câncer de mama e diminuir o risco de leucemia, mieloma múltiplo e linfoma não-Hodgkin.

3. Ótimo para a saúde de nosso cérebro

  • O Ômega-3  pode ajudar a diminuir o declínio cognitivo e doença de Alzheimer através da promoção de um suprimento de sangue saudável para o cérebro e reduzindo a inflamação. O atum sendo Rico em niacina também pode ajudar a proteger contra o declínio mental relacionado com a idade e doença de Alzheimer.

4. Bom para nosso humor

  • Uma dieta rica em atum pode melhorar seu humor e poupar o stress. A EPA (ácido graxo da família do ômega-3) melhora o fluxo de sangue e afeta os hormônios e o sistema imunológico.  O DHA ( ácido docosa-hexaenóico, um ácido essencialmente graxo do tipo omega-3)  é usado em canais iônicos no cérebro, ajudando transmitir sinais elétricos, e está envolvida no metabolismo da serotonina, um fator chave na depressão.

5. Atum também ajuda na desintoxicação do nosso organismo

  • Junto com seus ômega-3, o selênio contido no atum é um elemento crucial para a produção de glutationa peroxidase. Este antioxidante importante é fundamental para um fígado saudável, o órgão responsável para desintoxicar e livrar o corpo de compostos nocivos, como pesticidas, medicamentos e metais pesados. O selênio também é conhecido por ajudar a prevenir câncer e doenças cardíacas.

Isso tudo é só um pouco dos vários benefícios que o Atum nos traz. Isso se consumido cru ou cozido. Mas daí vem a pergunta: 

atum em lataO atum enlatado também é bom e saudável?

O atum enlatado é conservado em óleo vegetal ou água e sal, e é cozido dentro da latinha de aço sem qualquer aditivo ou conservante. Na lata de aço o alimento não tem conservantes químicos,  diferentemente do embalado em embalagens PET.

Hoje as latas são fabricadas dentro de altíssimos padrões de tecnologia e qualidade, atendendo a todas as necessidades dos mais exigentes consumidores. Uma dona-de-casa preocupada com o bem-estar de sua família deve saber,  por exemplo, que o atum em lata leva óleo vegetal, sal e é cozido dentro da latinha de aço sem qualquer aditivo. Ou que o óleo de soja embalado em aço não precisa de nenhum conservante químico, diferentemente do embalado em PET, que precisa de aditivos químicos para tratamento, para a coloração e proteção contra a ação da luz, que oxida o alimento. Pesquisadores de todo o mundo têm estudado as vantagens das latas de aço. Pesquisa divulgada recentemente pela Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, comprovou que os alimentos em embalagem de aço conservam mais propriedades nutritivas. O aço também é barreira contra a luz e o oxigênio, que destroem ou comprometem a integridade de diversos nutrientes.

Por isso tudo, a lata de aço preserva mais os nutrientes do atum em conserva do que o atum in natura, cozido em casa, que acaba perdendo os nutrientes na cocção.  Se a embalagem não estiver amassada ou fora do período de validade, seu consumo é seguro. O ideal também é comprar o atum em conserva light, que vem armazenado em água e não em óleo, com menos teor de gorduras.

Muito bom saber de tudo isso, não?

O peixe (cozido, assado, grelhado) pode ser oferecido para os bebês a partir dos 7 a 9 meses. Depende da conduta de cada pediatra.

IMG_7912E o peixe cru? A partir de que idade posso oferecer para meu filho?

Ele pode ser introduzido na alimentação do seu filho a partir dos 2 anos de idade. Antes disso,  há riscos de infecção alimentar, uma vez que a criança não está com o seu sistema imunológico totalmente formado.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>