De bem com seu corpo na gestação.

Uma dieta saudável e variada é importante em todos os momentos da vida, mas principalmente durante a gravidez. A dieta materna deve fornecer energia e nutrientes suficientes para atender às exigências usuais da mãe, assim como as necessidades do feto em crescimento, e permitir que a mãe forneça os nutrientes necessários para o desenvolvimento fetal, bem como para a lactação.

As recomendações dietéticas para mulheres grávidas são realmente muito semelhantes aos de outros adultos, mas com algumas exceções notáveis. A principal recomendação é seguir uma dieta saudável e equilibrada. Em particular, as mulheres grávidas devem tentar consumir em abundância alimentos ricos em ferro e ricos em folato*, e um suplemento diário de vitamina D é recomendado durante a gravidez.

Atualmente não há recomendações oficiais para o ganho de peso durante a gravidez, para as mulheres com um peso pré-gravidez saudável, um ganho de peso médio de 12 kg (intervalo de 10-14 kg) pode ser associado a um menor risco de complicações durante a gravidez e no trabalho de parto, e também com um menor risco de ter um bebê com baixo peso ao nascer (BPN) . No entanto, na prática, as mulheres bem nutridas com uma pré-gravidez de peso corporal normal (IMC 20-25)  mostram grandes variações no ganho de peso durante a gravidez.  O ganho de peso gestacional baixo aumenta o risco de ter um bebê com baixo peso ao nascer, enquanto o ganho de peso excessivo durante a gravidez aumenta o risco de sobrepeso e obesidade na mãe após o nascimento.

O estado nutricional materno no momento da concepção é um determinante importante do crescimento e desenvolvimento fetal, e, portanto, uma dieta saudável e equilibrada é importante antes, bem como durante a gravidez. Também é importante para tentar alcançar um peso corporal saudável antes da concepção [índice de massa corporal (IMC) de 20-25], sendo que  peso baixo ou sobrepeso podem afetar tanto a fertilidade e o resultado do nascimento.

Mães vegetarianas e veganas podem ter dificuldade em satisfazer as necessidades de certas vitaminas e minerais, particularmente riboflavina, vitamina B12, cálcio, ferro e zinco. No entanto, a maioria das veganas e vegetarianas deve ser capaz de atender às suas necessidades de nutrientes durante a gravidez, com uma dieta cuidadosamente planejada, enquanto aquelas que tem dietas muito restritas podem precisar consumir alimentos fortificados ou suplementos.

Seguir uma dieta saudável e equilibrada durante a gravidez e ficar fisicamente ativa também é importante, para promover a saúde geral e bem-estar, além de ajudar a evitar o ganho excessivo de peso materno. O exercício regular, aeróbico durante a gravidez ajuda a melhorar ou manter a aptidão física. Mulheres grávidas, desde que orientadas por seus médicos, devem continuar com sua atividade física habitual durante o tempo que se sentiram confortáveis. A natação é uma forma particularmente adequada de exercício.No entanto evite atividades físicas extenuantes ou vigorosas durante a gravidez.

* O folato pertence à família das vitaminas B, super importante no desenvolvimento fetal. Para as gestantes é indicada a suplementação com ácido fólico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>