Durante a gestação é muito comum ter aversão a alguns alimentos e náuseas, particularmente no primeiro trimestre. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-la a lidar com sua náuseas durante a gravidez.
Durante os períodos de náusea de preferência a alimentos leves como bolachas de água e sal, pães brancos, massas leves, purê de maçã, banana, ovos e carnes magras com temperos mínimos. Eles são fáceis de digerir, acalmam o estômago, proporcionando calorias tão necessárias e nutrição.
Concentre-se em alimentos nutritivos. Os alimentos que nutrem o corpo são os que contêm a maioria dos nutrientes. Carnes magras, peixes, feijão, laticínios de baixo teor de gordura, frutas, vegetais e gorduras saudáveis fornecem as vitaminas e minerais mamães e bebês precisam.
A hortelã ou gengibre. Ambos são seguros durante a gravidez e podem ajudar a diminuir as náuseas. Faça o seu próprio chá de gengibre fresco, pique um pouco de gengibre com 4 xícaras de água em uma chaleira. Deixe ferver, adicione um pouco de mel e limão para um agradável sabor refrescante. Deixe o chá esfriar até ficar morno para o efeito mais suave, outra opção é colocar um pedaço de gengibre em uma garrafa de água e tomar durante todo o dia.
Biscoitos salgados. Você pode leva-los em todos os lugares e tem a vantagens de serem facilmente digeridos.
Seus sentidos são intensificados durante a gravidez e que inclui o seu sentido do olfato, cheiros fortes podem desencadear o processo de náusea.
Aproveite os desejos de comidas “diferentes”com moderação. Nós ainda precisamos apresentar autocontrole na gravidez, porque a realidade é que não estamos comendo por 2 pessoas. Mais do que nunca, as mulheres estão superando as metas de ganho de peso para a gravidez com implicações tanto para a mãe e o bebê.
Evite pular uma refeição. Assim como um estômago que está cheio demais pode causar náuseas, o mesmo acontece com o estômago vazio. A melhor maneira de comer durante a gravidez é fazendo refeições pequenas e frequentes. Mantenha lanches em sua bolsa e em seu carro para que você possa colocar algo em seu estômago quando sentir fome, sem qualquer perda de tempo.
Alimentos ácidos, alimentos ricos em gordura, o chocolate e grandes refeições tendem a produzir mais ácido do estômago. Isso pode exacerbar náuseas e também contribuir para o refluxo (refluxo também aumenta à medida que a barriga fica maior devido à pressão anatômica).
Se você não consegue manter os alimentos e / ou líquidos no estômago, sem vômitos, contacte o seu médico. Ele pode prescrever alguma medicação que irá auxiliá-lo durante este período. Mas, em casos mais extremos, uma doença hormonal durante a gravidez pode causar vômitos contínuos e a incapacidade para manter a comida no estômago. É claro que é uma situação extrema e rara, mas pode acontecer, você pode estar sofrendo de Hiperêmese gravídica, reação exagerada do organismo aos hormônios da gestação. A grávida vomita tudo o que come, apresenta ganho de peso abaixo dos sete quilos ou emagrecimento, boca seca e tem uma constante sensação de fraqueza e mal-estar. A gestante também não percebe melhora no quadro nem mesmo com uso de medicamentos regulares para enjoo. A situação pode ficar tão ruim que alimentação intravenosa é necessário.
Não tome qualquer medicação, vitaminas ou suplementos de ervas sem informar o seu médico primeiro.
- Cardápio Gestante O primeiro trimestre é a fase mais crítica para a formação do bebê. O ácido fólico é importantíssimo nesta fase. Assim como, no segundo e terceiro trimestres o ferro e cálcio tem sua importância. Além da suplementação destas vitaminas, é importante também ingeri-las através da alimentação.
- Adquirindo o cardápio para gestantes, você também receberá a lista de substituições de alimentos para você poder variar o seu cardápio